Como cancelar uma compra no Mercado Livre

Você comprou um produto no Mercado Livre, mas percebeu que não era bem o que você queria? Saiba agora como efetuar o cancelamento da compra.

Comprar um produto na internet é fácil, prático e rápido. Cada vez mais as pessoas, com apenas alguns cliques, reconhecem os benefícios de adquirir um produto sem sair de casa.

Porém, por uma série de motivos, uma compra deve ser cancelada. Mas será que é possível fazer isso, cancelar uma compra realizada no Mercado Livre?

A resposta é sim. O processo não é difícil e pode ser feito pelo site ou pelo telefone celular. Porém, é preciso estar atento para algumas regras estabelecidas pelo Mercado Livre.

O cancelamento via Mercado Pago

O procedimento mais indicado para cancelar uma compra no Mercado Livre é realizado quando a compra foi efetuada com o pagamento via Mercado Pago, que é uma ferramenta inserida no Mercado Livre.

Desse modo todo o cancelamento é feito online, via o programa “Compra Garantida”, proporcionado pela plataforma.

O Compra Garantida estabelece que os clientes que efetuaram a compra pelo Mercado Pago serão ressarcidos quando a compra for cancelada caso o produto apresente defeito, seja extraviado ou seja diferente do que foi apresentado no site.

Como cancelar uma compra no Mercado Livre?

Como cancelar uma compra no Mercado Livre
Como cancelar uma compra no Mercado Livre

Para efetuar esse tipo de cancelamento o usuário deve proceder da seguinte maneira:

1 – Acessar a sua conta no Mercado Livre e ir até a opção “Compras”.

2 – Escolher a compra a ser cancelada e clicar nos três pontos visíveis no canto.

3 – Clicar na opção “Tenho um problema”.

4 – Escolher o problema em questão, que pode ser referente ao pagamento ou ao produto. Nesse caso, vamos usar como exemplo o problema “produto”.

5 –  Selecione o tipo de problema entre as seguintes alternativas: “recebi o produto com problema” e “quero cancelar a compra”.

6 – Após fazer a sua escolha, opte por “Iniciar reclamação”. Assim você terá a oportunidade de negociar com o vendedor pela melhor solução.

Os prazos de negociação

A resolução do problema será acompanhada pelo Mercado Livre. No entanto, caso não haja um acordo entre as partes, a plataforma irá adotar providências com base nos requisitos indicados pelos Termos e condições gerais de uso do site.

Por essa razão, é muito importante não ignorar tais termos antes de efetuar alguma transação pelo site. Vale salientar que os prazos para o atendimento das reclamações normalmente compreendem:

  • 60 dias corridos para iniciar uma reclamação a partir da data de aprovação do pagamento;
  • 10 dias a partir da identificação do pagamento para produtos ainda não enviados;
  • 10 dias a partir do recebimento do produto, em caso de arrependimento.

No último caso da lista, o procedimento de cancelamento deve ser feito optando pela alternativa “Me arrependi da compra”, presente no site.

Vale destacar que, no primeiro caso, depois do prazo de 60 dias, não há mais a possibilidade de realizar qualquer tipo de reclamação.

Sendo assim, para aqueles cancelamentos que estão dentro do prazo de direito de arrependimento, o vendedor terá de aceitar o pedido e arcar com os custos de devolução envolvidos.

A internet facilita a aquisição de produtos

Porém, nem sempre a compra é bem sucedida e o cancelamento se torna necessário. Portanto, fique atento para saber como realizar esse procedimento caso seja preciso.

Sobre o autor

Samara Silva
Samara Silva

E aí, tudo bem? Me chamo Samara Silva, tenho 19 anos e moro em Penedo, AL. Sou Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Alagoas e estudante de Biologia. Apaixonada por moda e maquiagem, trabalha com produção de conteúdo.

4 Comments

  1. Olá!
    Quase não realizo compras pelo Mercado Livre mas é bom saber que caso de algum problema conseguirei resolver de forma fácil. Adorei o post!
    Beijinhos

  2. Amei a dica, eu já comprei no Mercado Livre e não sabia dessa ferramenta para desistir da compra.
    Se eu precisar, já sei como usar.
    Beijos. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *