Como cuidar de orquídeas dentro de casa – Tudo o que você precisa saber

As orquídeas são flores bonitas e elegantes, perfeitas para criar um toque decorativo único em qualquer espaço doméstico. Mas, além de sua beleza, são plantas muito delicadas que requerem cuidados precisos para mantê-lo em boas condições e com uma aparência perfeita durante todo o período de floração. 

Cultivar orquídeas em ambientes fechados com sucesso pode ser um desafio para qualquer pessoa. Requer tempo e paciência. Por outro lado, plantar orquídeas não é tão difícil como costumava ser, hoje em dia existem híbridos mais resistentes, além de mídias especializadas: vasos, ferramentas e essas dicas ajudarão você a cuidar de orquídeas em ambientes fechados e a fazer eles parecem saudáveis ​​e bonitos.

 

Cuidados para novas orquídeas

O cuidado com a sua orquídea pode depender do tipo de planta que você escolheu, no entanto, essas dicas se aplicam à maioria das orquídeas normalmente disponíveis para compra.

Se você mora em um país com estações do ano, é importante estar ciente do fato de que as orquídeas não podem sobreviver ao frio ; portanto, se você vive nessas condições climáticas, precisará manter a planta dentro de casa. Geralmente, uma orquídea nunca deve estar a temperaturas abaixo de 9 ºC ou superiores a 30 ºC (86 ºF).

É importante que você determine que tipo de orquídea você possui, para que possa dar a temperatura perfeita para suas necessidades específicas. Algumas espécies podem precisar de uma diferença de temperatura de 10 ° c (50 ° F) entre dia e noite para começar a florescer. Esses pequenos detalhes tornam vital saber que tipo de planta você está cuidando.

Portanto, o primeiro passo é escolher suas orquídeas . Existem viveiros especializados e catálogos exclusivos, mas hoje as orquídeas podem ser compradas em qualquer lugar; em grandes lojas e até em alguns supermercados econômicos. No entanto, fazer compras em um viveiro é geralmente a melhor maneira, se você não estiver familiarizado com o cultivo de orquídeas. 

Os funcionários de um viveiro são mais especializados em questões sobre a saúde das plantas e seus cuidados gerais. Ao escolher plantas, rejeite as que apresentem manchas pretas ou folhas marrons, pois elas podem estar absolutamente cobertas de doenças estranhas e maravilhosas. Folhas amareladas também podem indicar problemas de saúde em uma jovem orquídea . Selecione plantas com folhagem para a primeira tentativa de verde, isso indica uma melhor chance de sucesso.

Plantar raízes também é uma opção, assim como sementes e gavinhas, embora exija muita habilidade, pois a raiz precisará ser seca em uma bandeja sem luz solar direta e envasada adequadamente em um recipiente com a proporção adequada de mistura de envasamento e pedras. Por outro lado, é uma experiência segui-la à medida que cresce.

 

Onde colocar uma orquídea dentro de casa

Como cuidar de orquídeas dentro de casa
Como cuidar de orquídeas dentro de casa

Um elemento importante para cuidar da sua orquídea em ambientes fechados e mantê-la saudável é onde você a coloca. As orquídeas são plantas delicadas que precisam ser mantidas em um espaço bem iluminado, mas sem receber luz solar direta, pois isso pode danificá-las. Se a planta não receber luz suficiente, é improvável que ela floresça e as flores da orquídea possam ficar marrons e ter uma aparência prejudicial.

Tente imitar o habitat natural da planta, tanto quanto possível. A maioria das orquídeas cultivadas em ambientes fechados são epífitas, comumente chamadas de plantas aéreas. Este tipo de planta é freqüentemente encontrado em climas tropicais, crescendo no meio das árvores altas. Os detritos e fungos nesses espaços fornecem os nutrientes que a planta precisa para prosperar. 

À sombra da árvore, a orquídea é protegida da força total do sol quente do meio-dia. Para criar condições mais benéficas para a iluminação de orquídeas em sua casa, coloque a luz filtrada e a janela voltada para o leste é ideal. 

Se a única opção for uma janela sob luz solar direta, uma cortina pura pode fornecer a proteção necessária à orquídea contra a intensidade do sol. Algumas orquídeas prosperam sob luz alta e outras com luz baixa, então conheça seu tipo de orquídea para escolher sua posição na luz do sol de acordo.

 

Rega e adubação de orquídeas

É muito importante que a orquídea receba nutrientes suficientes. A melhor maneira de fornecê-los é adicionando fertilizantes especificamente desenvolvidos para esta planta . Estes podem ser facilmente adquiridos em lojas especializadas. Durante o período em que a orquídea floresce, você também pode adicionar vitaminas especiais para manter a planta saudável e bonita.

Outro ponto chave no cuidado com as orquídeas é a rega, um fator essencial para o crescimento e manutenção adequados. As orquídeas devem ser regadas com água engarrafada com baixa mineralização; a água da torneira geralmente é muito dura para esta planta delicada.

É aconselhável regar sua orquídea com um spray, sempre levando em consideração a época do ano: no verão, elas precisam de mais água do que no inverno. O solo deve sempre ser mantido levemente úmido; se você notar que o solo secou, ​​deve regá-lo.

Devemos tomar cuidado para não exagerar na rega das orquídeas, pois as raízes podem apodrecer. Para evitar isso, e ao mesmo tempo mantê-los úmidos, uma boa idéia é colocar na base da panela algumas bolas de argila umedecidas com água, isso ajudará a planta a permanecer em perfeitas condições.

 

Cuidar de orquídeas após a flor

Como cuidar de orquídeas depois de sair a flor
Como cuidar de orquídeas depois de sair a flor

Orquídeas precisam de umidade também para se sentir em casa em seu ambiente interno, uma tarefa que pode ser realizada com um umidificador ou colocando uma tigela de cascalho molhado embaixo da panela. Apenas não deixe a planta parada na água, essas condições podem promover fungos, doenças ou podridão das raízes. 

Quando plantas como orquídeas em vasos precisam de água, aplique-as levemente. Normalmente, a maioria das orquídeas floresce quando as raízes são mantidas razoavelmente secas, então uma panela porosa é a melhor, com uma mistura de casca de pinheiro. Uma panela de barro com furos um pouco maiores que a drenagem normal pode ajudar a fornecer as condições ideais de drenagem. 

A rega deve ser feita somente quando o solo estiver seco, o vaso de flores. Entre os erros mais comuns que os iniciantes cometem no cultivo de orquídeas está o excesso de rega. Teste o nível de umidade colocando um lápis recém-afiado no centro da terra. Se a madeira estiver molhada quando removida da terra, ela não precisará de água por um ou dois dias. 

Aprender a criar um ambiente ideal para o cultivo de orquídeas é a chave do sucesso. Embora as orquídeas possam exigir mais tempo e atenção do que as plantas de interior comuns, a satisfação ocorre quando você admira a beleza de suas plantas.flores delicadas e exóticas . Que recompensa maravilhosa!

As orquídeas exigem um clima com pelo menos 40% de umidade . Se você mora em uma área seca, é muito importante tentar fornecer a esta planta condições semelhantes às originalmente exigidas. Instalar bolas de cerâmica úmidas no fundo da panela, colocar um umidificador perto da orquídea ou colocar esta planta perto de outras plantas para que juntos possam gerar um clima um pouco mais úmido, tudo isso pode ajudar.

Além disso, para cuidar da sua orquídea e deixá -la perfeita, você também deve oferecer um pouco de ventilação diária que não deve ser um vento forte, pois isso pode causar danos. Ambientes muito fechados não concordam com essas plantas.

 

Orquídeas de poda

Depois que a flor cair, você pode podar sua orquídea cortando as hastes da base e assim obter um novo conjunto de flores saudáveis ​​quando chegar o próximo período de floração. Isso acontecerá no outono, quando você perceberá as flores da orquídea caindo.

Para podar as orquídeas, você deve aparar uma polegada acima dos nós encontrados nas pontas verdes da sua orquídea, mas cortar na base da planta naquelas pontas que ficaram marrons.

No entanto, você não quer uma planta sem flores de orquídea, não é? É por isso que muitas pessoas se perguntam: com que frequência as orquídeas florescem ? Suas flores de orquídea reaparecerão na primavera, pois florescem uma vez por ano, desde que você mantenha sua planta durante o inverno adequadamente. Para fazer isso, certifique-se de manter os espinhos perfeitamente arrumados, aparando-os para que sua orquídea tenha a energia adequada para voltar a florescer.

Outros aspectos fundamentais a serem levados em consideração quando você cuida cuidadosamente de orquídeas são:

  • Escolha um vaso adequado de acordo com as espécies de orquídeas. É melhor consultar o seu florista sobre as condições ideais para as espécies de plantas que você possui.
  • O solo da orquídea deve ter uma boa drenagem para garantir a saúde da planta. Recomenda-se uma mistura de solo feita especificamente para orquídeas, pois reúne todas as condições necessárias para o crescimento da planta. Evite adicionar solo superficial.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar de orquídeas – tudo o que você precisa saber , recomendamos que você visite nossa categoria Jardinagem e plantas .

Dicas
  • As orquídeas são plantas muito bonitas e delicadas que requerem condições e cuidados específicos para se manterem saudáveis ​​e ótimas. Se você seguir estas instruções, suas orquídeas ficarão perfeitas ano após ano.

Sobre o autor

Samara Silva
Samara Silva

E aí, tudo bem? Me chamo Samara Silva, tenho 19 anos e moro em Penedo, AL. Sou Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Alagoas e estudante de Biologia. Apaixonada por moda e maquiagem, trabalha com produção de conteúdo.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *